New Document
  + GASTRONOMIA
A gastronomia de Murtede combina o bom gosto com a imaginação das mãos que trabalham a comida. Os sabores são aguarelas num quadro gastronómico regional que não deixam ninguém indiferente. Doces e salgados combinam-se perfeitamente, quando banhados pelos fabulosos vinhos da região, Vinhos maduros, branco e tinto, da Região Demarcada de Bairrada. Ficam aqui alguns exemplos fabulosos…
 
Bolo de Páscoa
Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
300gr de açúcar
100gr de manteiga
5 Ovos
1 Colher de sopa de sal
1 Cálice de aguardente
Raspa de 1 limão
Erva-doce moída (q.b.)
40gr de fermento de padeiro
Leite (q.b.)
 
Preparação:
Dilui-se, num pouco de água, metade da farinha e o fermento de padeiro, para fazer o fermento para a restante massa. Em seguida, amassam-se estes ingredientes com um pouco de leite num alguidar e deixa-se a levedar durante quarenta e cinco minutos, Durante este tempo, o alguidar deve estar tapado com um cobertor de lã, em local morno e sem corrente de ar.
Findo este tempo, e em cima de uma mesa polvilhada com farinha ou num alguidar, junta-se a restante farinha e coloca-se no meio o fermento preparando anteriormente.
Junta-se a manteiga amolecida, o cálice de aguardente, os ovos com clara e gema, o sal, o açúcar, a raspa de limão e a erva-doce, amassando com as mãos até ligar tudo muito bem. Ao mesmo tempo que se amassa, vai-se adicionando o leite, conforme seja necessário, até que a massa fique brilhante e macia.
Polvilha-se um alguidar com farinha e coloca-se dentro a massa deixando a levedar durante mais quarenta e cinco minutos com o alguidar tapado com um cobertor de lã em local morno e sem corrente de ar.
Após esse tempo, moldam-se os bolos em forma de bola, pincelam-se com ovo e levam-se a cozer em forno moderado.
 
Chanfana
Ingredientes:
Cabrito
Folhas de louro
Piripiri
Sal
Salsa
Banha de porco
Azeite
Pimentão-doce ou colorau
 
Vinho tinto
Cebola
Alhos
 
Preparação:
Corta-se o cabrito aos pedaços e retiram-se as gorduras. Coloca-se a carne e todos os temperos numa caçarola de barro preto, regando e cobrindo tudo com vinho maduro tinto. Levanta-se a caçarola ao forno de lenha. Passado algum tempo, prova-se e se ainda não tiver cozido e o vinho tiver secado, acrescenta-se mais um pouco, deixando apurar.
 
Leitão à Bairrada
Ingredientes:
1 Leitão
Alhos pisados
Sal grosso
Pimenta
Banha
1 Ramo de salsa
 
Preparação:
Depois de morto, coloca-se o leitão em agua a ferver e raspa-se com uma faca, para lhe tirar os pelos.
Abre o animal e retira-se as tripas.
Lava-se novamente e, em seguida deixa-se secar durante quatro horas. Enfia-se o leitão num espeto e, por dentro, barra-se com i preparado feito com a banha, os dentes de alho, o sal e a pimenta.
Cose-se o porco com agulha e fio de cozinha e mete-se no forno, colocando por baixo um recipiente para recolher a gordura que escorre.
O leitão deve ser retirado do forno com relativa frequência (de meia em meia hora) e passa-se um pano na pele, para limpar o excesso de gordura. Esse processo vai levar a que o leitão fique com a pele dura e estaladiça.
O tempo de cozedura varia entre uma hora e meia a duas horas.
Depois de assado retira-se do espeto e serve-se com batatas fritas.
 
Negalhos
Ingredientes:
Bucho de cabra
Sal
Colorau
Pimenta
Tempero:
Colorau
Louro
Alho
Sal
Piripiri
1 Colher de banha de porco
Vinho tinto
Preparação:
Corta-se aos pedaços buchos de cabra bem lavados e escaldados de forma a poderem ser recheados, enrolados e fazerem bolinha. O recheio é constituído pelas aparas que sobram dos buchos, enrolando-se uma bolinha que e cozida com linha ou atada com tripas finas.
Coloca-se os negalhos numa caçoila de barro e tempera-se com salsa, colorau, louro, alho, sal q.b., piripiri, azeite, 1 colher de banha de porco, e no fim cobre-se tudo com um bom vinho tinto.
Vai a cozer durante umas horas em forno a lenha. Acompanha-se com batatas cozidas com pele e grelos ou feijão verde.
rn 
rn
Além de restaurantes, onde se poderá apreciar o leitão assado à Barrada, a chanfana e os negalhos, a caça e o artesanato podem ser dois bons polos de atração turística, embora Murtede não possua outras estruturas de acolhimento do turista, como uma pensão ou pousada.





pedro alexandre amaro jesus
É com todo\r\no respeito que aqui vos exponho a minha critica referente  á \r\nSinalização e intervenções, Murtede  em especial na Rua da Portela,  junto ao campo de futebol , onde  foi implementado um espelho , que a meu ver,\r\nveio reforçar sim a segurança dos condutores que ao fim de terem  uma “estrada nova” passão  a uma velocidade excessiva por esta mesma\r\nrua. \r\n\r\nConsiderando\r\no risco condutor/moradores , a meu ver, seria preferível uma lomba, visto que a\r\nestrada é aliciante para quem gosta de “meter o pé no acelerador” e se esquece\r\nque existem pessoas das quais crianças, que residem nesse mesmo lugar. Com os\r\nmelhores cumprimentos Pedro Jesus.


Maria Celeste Fernandes Cordeiro Silva
Tudo o que me remete para a minha naturalidade é sempre acolhido com grande entusiasmo pelo que fico contente por existir este espaço.\r\nQuero notar que a emigração não aparece evidenciada e penso que teve um grande impacto na economia local.\r\noutros dos aspetos que penso deve ser reforçado é a propria natureza.\r\npor fim a linha, já extinta, de comboio que penso ter sido também ao longo das décadas um importante meio de deslocação quer em direção a Coimbra - capital de distrito quer em direção á Figueira da Foz.\r\n \r\nJá me estava a esquecer....sempre que queriam gozar comigo quando era mais jovem referiam o fato de ser da "terra da ciência", os colegas de Sepins é que tinham muito essa mania. Questiono-me se essa ideia não é mais antiga do que o que pode transparecer (achava que estava relacionado com o inicio do séc. XX e a frequência da universidade por vários habitantes da freguesia) mas se nos remetermos para os dados históricos (já fomos dependentes de Sepins) talvez esta picardia seja mais antiga.\r\n \r\nSinto muitas saudades da minha terra! Um abraço a todos



 
O seu nome :   
Do amigo :   
O seu email :   
Do amigo :   
 
Email:
 
48744 visitas até o momento.